Tuesday, April 11, 2017

COMO NÓS PODEMOS UNIR, JUNTOS E COMO UM, NO BURUNDI E NA ÁFRICA: ENSAIO PARA "ONE UNIVERSITY FOR AFRICA" - Uma universidade para a África. Por: Ephraim Manirakiza, Josimar Salum e Paul Taylor


COMO NÓS PODEMOS UNIR, JUNTOS E COMO UM, NO BURUNDI E NA ÁFRICA: ENSAIO PARA "ONE UNIVERSITY FOR AFRICA" - Uma universidade para a África. Por: Ephraim Manirakiza, Josimar Salum e Paul Taylor

 

Se você está ferido, amargurado e abriga o ódio dentro de você, deixe o Amor de Jesus curar seu coração, sua alma e seu espírito. Não se apresse a envolver-se no que chamamos de "ministério", porque assim este "ministério" serve apenas para impedir que as pessoas se tornem saudáveis.


 ​Há tantos de nós que nos escondemos atrás de nossos "ministérios" em vez de abraçar a Luz de Deus para nos mostrar quem realmente somos, então devemos confessar nossos pecados, arrepender-nos verdadeiramente, nascer de novo, entrar no Reino de Deus e permitir que o Reino de Deus entre em nós para nos transformar na imagem de Cristo Jesus.


O seu coração está amargo, magoado e frustrado? Você está abrigando alguma falta de perdão em sua alma?


Você não deve "ministrar" à igreja, pregar ou simplesmente lutar para não continuar sua vida "cristã" da maneira que você esta levando-a!


Deixe o Senhor amá-lo, permita que ele dê-lhe uma chuva de amor através das pessoas que te amam; deixe o rio de fogo líquido do amor de Jesus passar por você até que nada, a não ser o amor, flua do seu ser mais íntimo.


Na verdade, em Cristo Jesus não há "muitos ministérios", apenas UM; O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO.


"Desde então, sabemos o que é temer o Senhor, tentamos persuadir os outros. O que somos é claro para Deus, e espero que também seja claro para a sua consciência. Nós não estamos tentando nos recomendar a você novamente, mas estão dando a você a oportunidade de se orgulhar de nós, para que você possa responder aos que se orgulham do que é visto, e não do que está no coração. 


Se estamos fora de nossa mente, como alguns dizem, é para Deus, se estamos em nosso juízo correto, é para você, porque Cristo, o amor nos obriga, porque estamos convencidos de que um morreu por todos e, portanto, todos morreram. 


E ele morreu por todos, para que aqueles que vivem não vivam para si mesmos, mas para aquele que morreu por eles e ressuscitou, de modo que, de agora em diante, não consideramos ninguém do ponto de vista mundano. 


Embora uma vez tenhamos considerado Cristo desta maneira, não o fazemos mais. Em Cristo, a nova criação veio: O velho já passou, eis que o novo veio!


Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação: que Deus estava reconciliando o mundo consigo em Cristo, sem contar pecados contra eles. 


E ele nos confiou a mensagem da reconciliação. Somos, portanto, os embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo seu apelo através de nós. 


Nós vos imploramos em nome de Cristo: Conciliai-vos com Deus. Deus fez aquele que não tinha pecado para ser pecado por nós, para que nele pudéssemos ser a justiça de Deus ". 2 Coríntios 5: 11-21

 

"Pois ele nos livrou do domínio das trevas e nos introduziu no reino do Filho que ele ama, em quem temos a redenção, o perdão dos pecados.


O Filho é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação. Porque nele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, ou poderes, ou governantes, ou autoridades; Todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele todas as coisas subsistem.


Porque Deus se agradou de ter em si toda a sua plenitude e, por meio dele, reconciliar consigo todas as coisas, quer na terra, quer no céu, fazendo a paz pelo seu sangue, derramado na cruz. Uma vez que você foi alienado de Deus e foram inimigos em suas mentes por causa de seu comportamento mal. Mas agora Ele vos reconciliou pelo corpo físico de Cristo através da morte, para vos apresentar santos aos seus olhos, sem mancha e livres de acusação -" Colossenses 1: 13-17, 19-22


Nós ousamos tentar trazer uma imagem justa de Burundi enquanto humildemente buscamos soluções para seus problemas.

 

Não devemos ignorar as realidades contextuais do Burundi se quisermos encontrar um remédio duradouro para os problemas dos "burundenses." 


Se queremos ter bons frutos, devemos curar a árvore de suas raízes. Tratar a doença; não os sintomas.


Burundi tem experimentado muitos problemas, desde assassinatos horríveis até a pobreza devido à ignorância baseada em ideologias étnicas.


É surpreendente que Burundi reivindique ter mais de 80 de cristãos, e, contudo, muitos deles matam uns aos outros por causa de diferenças estúpidas. É absolutamente maligno e inconcebível que os cristãos participem desses crimes hediondos. Como podemos esperar mudanças positivas enquanto alguns líderes religiosos ou políticos que se autodenominam cristãos são corruptos e abrigam desejos egoístas em seus corações?


Sejamos claros sobre isso; é além do nosso entendimento ouvir ou ver cristãos envolvidos nos crimes contra a humanidade que são comumente cometidos por "pagãos". Inúmeras pessoas foram oprimidas, marginalizadas e mortas tanto pelos "pagãos" quanto pelos chamados "cristãos".


Embora essas palavras possam parecer duras, estamos escrevendo-as em AMOR.


Os antigos colonialistas e líderes burundeses têm usado divisões étnicas para obter o poder e não para o bem-estar dos cidadãos.


Há datas trágicas de massacres étnicos que permanecem e serão gravadas para sempre nas mentes dos burundeses: 1965, 1972, 1988, 1993-2005. Desde 2015 até agora, o distúrbio não é aparentemente baseado em um aspecto étnico, mas a influência étnica ainda é evidente em muitas ações dos burundeses. Hutus são a maioria, cerca de 80 da população, Tutsis são cerca de 14, e Twas compõem o restante 1.


Em uma nota histórica, Burundi foi conduzido por reis e presidentes Tutsis antes e após sua independência em 1962 até 1993. Os presidentes Hutu estiveram no governo de 1993 a 1996, presidentes Tutsi retomaram o poder (era um presidente Tutsi desta vez) desde 1996 para 2003 e, finalmente, os presidentes Hutu voltaram ao poder em 2003 até agora.

 

Durante o governo dos Tutsis, alguns Hutus eram infelizes, e vice-versa. Isso resultou na criação de grupos rebeldes que existem até hoje.


Embora as crianças e as mulheres não tenham um bom lugar na comunidade, e mencionando o fato de que os Twas são marginalizados por Tutsis e Hutus, o governo de hoje está envolvendo Hutus, Tutsis, Twas e mulheres em sua liderança. Também esta apelando para as crianças. As associações privadas devem tomar este bom exemplo governamental e incluir todas as pessoas em seus serviços. Não devemos nos ver uns aos outros por grupos, mas como um povo, como um Corpo, como indivíduos que são membros uns dos outros.


Em retrospecto, Burundi não era suposto ter um problema étnico quando você considera que todos Hutus, Tutsis e Twas vivem juntos, utilizam uma só língua (Kirundi), têm uma cultura, etc.


Então por que estamos dizendo isso? É porque quando fazemos algo no Burundi, a primeira coisa que aparece na mente do observador é a preocupação étnica; quem é o líder, um Hutu ou um Tutsi? Quantos Hutus ou Tutsis estão na mesa? Twas não são considerados pois eles geralmente não têm chance de obter uma educação como os Tutsis e Hutus. Se quisermos fazer algo pelo bem de Burundi e outros países vizinhos, devemos nos nivelar como iguais e estar abertos a um trabalho adorável com todos, uns com os outros, para o bem de todos!


Burundi precisa de uma cura total na "unicidade". Se quisermos que a nossa visão de um novo Burundi seja bem-sucedida, devemos considerar aspectos étnicos, de gênero, educacionais, regionais, políticos, religiosos e de faixas etárias. Não podemos fazê-lo a cem por cento, mas ainda podemos tentar o nosso melhor.


E se todos os membros do conselho de ONE UNIVERSITY FOR AFRICA forem apenas Hutus ou Tutsis, homens ou mulheres, adultos ou jovens, pessoas da mesma região ou religião e excluam os Twas e imigrantes no país? Precisamos ir além de nossas próprias "bolhas de perspectiva" e ser generosos uns com os outros, facilitar nossos próprios relacionamentos e tomar uma decisão consciente de fazer todos os esforços para se tornar pontes de reconciliação e paz, ver os outros como Deus nos vê, um povo; um reino indiviso. 


Precisamos que os membros da diretoria sejam vistos apenas como homens e mulheres de Deus, que podem trabalhar além das fronteiras étnicas, políticas, religiosas, regionais, de gênero e geracionais.


Verdadeiros cristãos deveriam ser bons modelos em se comportar decentemente. Se formos verdadeiros discípulos de Cristo, devemos estar abertos para trabalhar com alguém de dentro e de fora das igrejas. Lembre-se, nós somos reis e sacerdotes do Rei! Isto não é sobre a igreja. Isto é sobre o Reino. E para o reino, é necessário que todos os cidadãos mantenham uma mentalidade baseada no Reino, em vez de uma mentalidade baseada na igreja. 


Como Jesus, estamos convidando todas as pessoas a sentar à Sua mesa!


Nossa oração é que Deus possa guiar cada um de nós para escolher ou selecionar pessoas para trabalhar e atribuir-lhes diferentes papéis. Por quê? Porque a única causa que temos é a de trazer o sucesso a esta visão de um Burundi novo e transformado.


É por isso que ONE deve ser plenamente compreendido; a fim de realmente impactar o Burundi e todos os países, nações, tribos e línguas da região dos Grandes Lagos da África.


Muitas pessoas só querem que seus próprios sonhos sejam cumpridos, mas não nós. A ONE só acontecerá quando perseguimos a Regra de Ouro e nos preocupamos com os outros acima de nós mesmos. Nós nos esforçaremos para tratar os outros da maneira que cada um de nós deseja ser tratado.


 ​Percebemos que a falta de CONFIANÇA entre os burundeses está desaparecendo porque Deus está levantando pessoas perdoadoras de todos os grupos que são confiáveis ​​e constroem relacionamentos uns com os outros.


Assim, propomos este princípio de IMITAÇÃO. Paulo diz aos Coríntios: "Sede imitadores de mim, como eu sou de Cristo, ou segue o meu exemplo, como eu sigo o exemplo de Cristo". 1 Cor.11: 1


Precisamos de pessoas cujas palavras e atos sejam dignos de serem imitados e seguidos. Pessoas que servem aos outros com justiça, humildade e amor. Falamos de pessoas incorporadas aos princípios da Liderança de Servo. Prevemos pessoas cujos projetos são para o bem de todos os cidadãos, incluindo estrangeiros que vivem dentro do país. Pessoas que fazem a diferença simplesmente por serem quem são. Pessoas cujas palavras e atos não são contraditórios.


Burundi precisa ser re-evangelizado. Na verdade, Burundi precisa ser evangelizado com o Evangelho do Reino. Os cidadãos seguirão o bom exemplo dos verdadeiros cristãos.


Apelamos a todos, nativos e não nativos, todos os amigos, para encorajar todas as pessoas que estão trabalhando para uma mudança transformacional no Burundi para a glória de Deus. Enquanto o Burundi está a ser transformado, outras nações Africanas seguirão. Por quê? Sabemos que Deus está trabalhando com todas as nações da África.


Isso deve ser feito em um concerto (aliança) trabalho em equipe. Um indivíduo não conseguiria trazer esta mudança positiva ao Burundi, mas mais de um, como um, pode ter sucesso.


Já ouvimos o som de uma trombeta celestial e vozes altas vindo do céu! O céu está descendo! É dentro de você e de mim. O Rei está aqui! Seu Reino já foi estabelecido!


"O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve vozes altas no céu, que diziam:" Os reinos deste mundo tornaram-se o reino de nosso Deus e de seu Messias, e todos nós estamos reinando com Ele ".


Obrigado pelos seus esforços diários para nos aproximar da nossa meta, que é um NOVO BURUNDI. UMA NOVA ÁFRICA. UM NOVO MUNDO. Deus está criando um novo céu e uma nova terra onde habita a Justiça. Deus te abençoe profundamente.

No comments:

Post a Comment