Wednesday, April 26, 2017
APPROACHES TO CONTROL MALARIA
For a BURUNDI free of malaria!
Tuesday, April 11, 2017
COMO NÓS PODEMOS UNIR, JUNTOS E COMO UM, NO BURUNDI E NA ÁFRICA: ENSAIO PARA "ONE UNIVERSITY FOR AFRICA" - Uma universidade para a África. Por: Ephraim Manirakiza, Josimar Salum e Paul Taylor
COMO NÓS PODEMOS UNIR, JUNTOS E COMO UM, NO BURUNDI E NA ÁFRICA: ENSAIO PARA "ONE UNIVERSITY FOR AFRICA" - Uma universidade para a África. Por: Ephraim Manirakiza, Josimar Salum e Paul Taylor
Se você está ferido, amargurado e abriga o ódio dentro de você, deixe o Amor de Jesus curar seu coração, sua alma e seu espírito. Não se apresse a envolver-se no que chamamos de "ministério", porque assim este "ministério" serve apenas para impedir que as pessoas se tornem saudáveis.
Há tantos de nós que nos escondemos atrás de nossos "ministérios" em vez de abraçar a Luz de Deus para nos mostrar quem realmente somos, então devemos confessar nossos pecados, arrepender-nos verdadeiramente, nascer de novo, entrar no Reino de Deus e permitir que o Reino de Deus entre em nós para nos transformar na imagem de Cristo Jesus.
O seu coração está amargo, magoado e frustrado? Você está abrigando alguma falta de perdão em sua alma?
Você não deve "ministrar" à igreja, pregar ou simplesmente lutar para não continuar sua vida "cristã" da maneira que você esta levando-a!
Deixe o Senhor amá-lo, permita que ele dê-lhe uma chuva de amor através das pessoas que te amam; deixe o rio de fogo líquido do amor de Jesus passar por você até que nada, a não ser o amor, flua do seu ser mais íntimo.
Na verdade, em Cristo Jesus não há "muitos ministérios", apenas UM; O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO.
"Desde então, sabemos o que é temer o Senhor, tentamos persuadir os outros. O que somos é claro para Deus, e espero que também seja claro para a sua consciência. Nós não estamos tentando nos recomendar a você novamente, mas estão dando a você a oportunidade de se orgulhar de nós, para que você possa responder aos que se orgulham do que é visto, e não do que está no coração.
Se estamos fora de nossa mente, como alguns dizem, é para Deus, se estamos em nosso juízo correto, é para você, porque Cristo, o amor nos obriga, porque estamos convencidos de que um morreu por todos e, portanto, todos morreram.
E ele morreu por todos, para que aqueles que vivem não vivam para si mesmos, mas para aquele que morreu por eles e ressuscitou, de modo que, de agora em diante, não consideramos ninguém do ponto de vista mundano.
Embora uma vez tenhamos considerado Cristo desta maneira, não o fazemos mais. Em Cristo, a nova criação veio: O velho já passou, eis que o novo veio!
Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação: que Deus estava reconciliando o mundo consigo em Cristo, sem contar pecados contra eles.
E ele nos confiou a mensagem da reconciliação. Somos, portanto, os embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo seu apelo através de nós.
Nós vos imploramos em nome de Cristo: Conciliai-vos com Deus. Deus fez aquele que não tinha pecado para ser pecado por nós, para que nele pudéssemos ser a justiça de Deus ". 2 Coríntios 5: 11-21
"Pois ele nos livrou do domínio das trevas e nos introduziu no reino do Filho que ele ama, em quem temos a redenção, o perdão dos pecados.
O Filho é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação. Porque nele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, ou poderes, ou governantes, ou autoridades; Todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele todas as coisas subsistem.
Porque Deus se agradou de ter em si toda a sua plenitude e, por meio dele, reconciliar consigo todas as coisas, quer na terra, quer no céu, fazendo a paz pelo seu sangue, derramado na cruz. Uma vez que você foi alienado de Deus e foram inimigos em suas mentes por causa de seu comportamento mal. Mas agora Ele vos reconciliou pelo corpo físico de Cristo através da morte, para vos apresentar santos aos seus olhos, sem mancha e livres de acusação -" Colossenses 1: 13-17, 19-22
Nós ousamos tentar trazer uma imagem justa de Burundi enquanto humildemente buscamos soluções para seus problemas.
Não devemos ignorar as realidades contextuais do Burundi se quisermos encontrar um remédio duradouro para os problemas dos "burundenses."
Se queremos ter bons frutos, devemos curar a árvore de suas raízes. Tratar a doença; não os sintomas.
Burundi tem experimentado muitos problemas, desde assassinatos horríveis até a pobreza devido à ignorância baseada em ideologias étnicas.
É surpreendente que Burundi reivindique ter mais de 80℅ de cristãos, e, contudo, muitos deles matam uns aos outros por causa de diferenças estúpidas. É absolutamente maligno e inconcebível que os cristãos participem desses crimes hediondos. Como podemos esperar mudanças positivas enquanto alguns líderes religiosos ou políticos que se autodenominam cristãos são corruptos e abrigam desejos egoístas em seus corações?
Sejamos claros sobre isso; é além do nosso entendimento ouvir ou ver cristãos envolvidos nos crimes contra a humanidade que são comumente cometidos por "pagãos". Inúmeras pessoas foram oprimidas, marginalizadas e mortas tanto pelos "pagãos" quanto pelos chamados "cristãos".
Embora essas palavras possam parecer duras, estamos escrevendo-as em AMOR.
Os antigos colonialistas e líderes burundeses têm usado divisões étnicas para obter o poder e não para o bem-estar dos cidadãos.
Há datas trágicas de massacres étnicos que permanecem e serão gravadas para sempre nas mentes dos burundeses: 1965, 1972, 1988, 1993-2005. Desde 2015 até agora, o distúrbio não é aparentemente baseado em um aspecto étnico, mas a influência étnica ainda é evidente em muitas ações dos burundeses. Hutus são a maioria, cerca de 80℅ da população, Tutsis são cerca de 14℅, e Twas compõem o restante 1℅.
Em uma nota histórica, Burundi foi conduzido por reis e presidentes Tutsis antes e após sua independência em 1962 até 1993. Os presidentes Hutu estiveram no governo de 1993 a 1996, presidentes Tutsi retomaram o poder (era um presidente Tutsi desta vez) desde 1996 para 2003 e, finalmente, os presidentes Hutu voltaram ao poder em 2003 até agora.
Durante o governo dos Tutsis, alguns Hutus eram infelizes, e vice-versa. Isso resultou na criação de grupos rebeldes que existem até hoje.
Embora as crianças e as mulheres não tenham um bom lugar na comunidade, e mencionando o fato de que os Twas são marginalizados por Tutsis e Hutus, o governo de hoje está envolvendo Hutus, Tutsis, Twas e mulheres em sua liderança. Também esta apelando para as crianças. As associações privadas devem tomar este bom exemplo governamental e incluir todas as pessoas em seus serviços. Não devemos nos ver uns aos outros por grupos, mas como um povo, como um Corpo, como indivíduos que são membros uns dos outros.
Em retrospecto, Burundi não era suposto ter um problema étnico quando você considera que todos Hutus, Tutsis e Twas vivem juntos, utilizam uma só língua (Kirundi), têm uma cultura, etc.
Então por que estamos dizendo isso? É porque quando fazemos algo no Burundi, a primeira coisa que aparece na mente do observador é a preocupação étnica; quem é o líder, um Hutu ou um Tutsi? Quantos Hutus ou Tutsis estão na mesa? Twas não são considerados pois eles geralmente não têm chance de obter uma educação como os Tutsis e Hutus. Se quisermos fazer algo pelo bem de Burundi e outros países vizinhos, devemos nos nivelar como iguais e estar abertos a um trabalho adorável com todos, uns com os outros, para o bem de todos!
Burundi precisa de uma cura total na "unicidade". Se quisermos que a nossa visão de um novo Burundi seja bem-sucedida, devemos considerar aspectos étnicos, de gênero, educacionais, regionais, políticos, religiosos e de faixas etárias. Não podemos fazê-lo a cem por cento, mas ainda podemos tentar o nosso melhor.
E se todos os membros do conselho de ONE UNIVERSITY FOR AFRICA forem apenas Hutus ou Tutsis, homens ou mulheres, adultos ou jovens, pessoas da mesma região ou religião e excluam os Twas e imigrantes no país? Precisamos ir além de nossas próprias "bolhas de perspectiva" e ser generosos uns com os outros, facilitar nossos próprios relacionamentos e tomar uma decisão consciente de fazer todos os esforços para se tornar pontes de reconciliação e paz, ver os outros como Deus nos vê, um povo; um reino indiviso.
Precisamos que os membros da diretoria sejam vistos apenas como homens e mulheres de Deus, que podem trabalhar além das fronteiras étnicas, políticas, religiosas, regionais, de gênero e geracionais.
Verdadeiros cristãos deveriam ser bons modelos em se comportar decentemente. Se formos verdadeiros discípulos de Cristo, devemos estar abertos para trabalhar com alguém de dentro e de fora das igrejas. Lembre-se, nós somos reis e sacerdotes do Rei! Isto não é sobre a igreja. Isto é sobre o Reino. E para o reino, é necessário que todos os cidadãos mantenham uma mentalidade baseada no Reino, em vez de uma mentalidade baseada na igreja.
Como Jesus, estamos convidando todas as pessoas a sentar à Sua mesa!
Nossa oração é que Deus possa guiar cada um de nós para escolher ou selecionar pessoas para trabalhar e atribuir-lhes diferentes papéis. Por quê? Porque a única causa que temos é a de trazer o sucesso a esta visão de um Burundi novo e transformado.
É por isso que ONE deve ser plenamente compreendido; a fim de realmente impactar o Burundi e todos os países, nações, tribos e línguas da região dos Grandes Lagos da África.
Muitas pessoas só querem que seus próprios sonhos sejam cumpridos, mas não nós. A ONE só acontecerá quando perseguimos a Regra de Ouro e nos preocupamos com os outros acima de nós mesmos. Nós nos esforçaremos para tratar os outros da maneira que cada um de nós deseja ser tratado.
Percebemos que a falta de CONFIANÇA entre os burundeses está desaparecendo porque Deus está levantando pessoas perdoadoras de todos os grupos que são confiáveis e constroem relacionamentos uns com os outros.
Assim, propomos este princípio de IMITAÇÃO. Paulo diz aos Coríntios: "Sede imitadores de mim, como eu sou de Cristo, ou segue o meu exemplo, como eu sigo o exemplo de Cristo". 1 Cor.11: 1
Precisamos de pessoas cujas palavras e atos sejam dignos de serem imitados e seguidos. Pessoas que servem aos outros com justiça, humildade e amor. Falamos de pessoas incorporadas aos princípios da Liderança de Servo. Prevemos pessoas cujos projetos são para o bem de todos os cidadãos, incluindo estrangeiros que vivem dentro do país. Pessoas que fazem a diferença simplesmente por serem quem são. Pessoas cujas palavras e atos não são contraditórios.
Burundi precisa ser re-evangelizado. Na verdade, Burundi precisa ser evangelizado com o Evangelho do Reino. Os cidadãos seguirão o bom exemplo dos verdadeiros cristãos.
Apelamos a todos, nativos e não nativos, todos os amigos, para encorajar todas as pessoas que estão trabalhando para uma mudança transformacional no Burundi para a glória de Deus. Enquanto o Burundi está a ser transformado, outras nações Africanas seguirão. Por quê? Sabemos que Deus está trabalhando com todas as nações da África.
Isso deve ser feito em um concerto (aliança) trabalho em equipe. Um indivíduo não conseguiria trazer esta mudança positiva ao Burundi, mas mais de um, como um, pode ter sucesso.
Já ouvimos o som de uma trombeta celestial e vozes altas vindo do céu! O céu está descendo! É dentro de você e de mim. O Rei está aqui! Seu Reino já foi estabelecido!
"O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve vozes altas no céu, que diziam:" Os reinos deste mundo tornaram-se o reino de nosso Deus e de seu Messias, e todos nós estamos reinando com Ele ".
Obrigado pelos seus esforços diários para nos aproximar da nossa meta, que é um NOVO BURUNDI. UMA NOVA ÁFRICA. UM NOVO MUNDO. Deus está criando um novo céu e uma nova terra onde habita a Justiça. Deus te abençoe profundamente.
Monday, April 3, 2017
3 Reasons Why The Western Church Should Care by Mario Freitas (*)
Sunday, April 2, 2017
Moringa Oleifera: The Tree of Life By Jean Marie NIZIGIYIMANA, Burúndi, Africa
HOW CAN WE ALL COME TOGETHER AS ONE IN BURUNDI AND IN AFRICA By Ephraim Manirakiza, Josimar Salum & Paul Taylor
HOW CAN WE ALL COME TOGETHER AS ONE IN BURUNDI AND IN AFRICA:
AN ESSAY FOR ONE UNIVERSITY FOR AFRICA
By: Ephraim Manirakiza, Josimar Salum & Paul Taylor
If you are hurt, embittered and harbor hate inside of you, let the Love of Jesus heal your heart, your soul and your spirit. Do not rush to get involved in what we call "ministry" because this "ministry" only serves to keep people from getting healthy.
There are so many of us who hide behind our "ministries" instead of embracing the Light of God to show us who we really are, so we must confess our sins, truly repent, be born again in fact, enter the Kingdom of God and let the Kingdom of God ENTER US in order to transform us into the image of Christ Jesus.
Is your heart bitter, hurting, and frustrated? Are you harboring any un-forgiveness in your soul?
You must not "minister" to the church, preach or simply strive to not continue your “Christian" life the way you are! Be still!
Let the Lord love you, give you a shower of love through the people who love you; let the liquid fire river of Jesus' love pass through you until nothing but only love flows from your inmost being.
In fact, in Christ Jesus there are not "many ministries", only ONE; THE MINISTRY OF RECONCILIATION.
"Since, then, we know what it is to fear the Lord, we try to persuade others. What we are is plain to God, and I hope it is also plain to your conscience. We are not trying to commend ourselves to you again, but are giving you an opportunity to take pride in us, so that you can answer those who take pride in what is seen rather than in what is in the heart. If we are out of our mind, as some say, it is for God; if we are in our right mind, it is for you. For Christ, love compels us, because we are convinced that one died for all, and therefore all died. And he died for all, that those who live should no longer live for themselves but for him who died for them and was raised again. So from now on we regard no one from a worldly point of view. Though we once regarded Christ in this way, we do so no longer. Therefore, if anyone is in Christ, the new creation has come: The old has passed away, behold, the new has come!
All this is from God, who reconciled us to himself through Christ and gave us the ministry of reconciliation: that God was reconciling the world to himself in Christ, not counting peoples sins against them. And he has committed to us the message of reconciliation. We are therefore Christ’s ambassadors, as though God were making his appeal through us. We implore you on Christ’s behalf: Be reconciled to God. God made him who had no sin to be sin for us, so that in him we might become the righteousness of God.” 2 Corinthians
“For he has rescued us from the dominion of darkness and brought us into the kingdom of the Son he loves, in whom we have redemption, the forgiveness of sins.
The Son is the image of the invisible God, the firstborn over all creation. For in him all things were created: things in heaven and on earth, visible and invisible, whether thrones or powers or rulers or authorities; all things have been created through him and for him. He is before all things, and in him all things hold together.
For God was pleased to have all his fullness dwell in him, and through him to reconcile to himself all things, whether things on earth or things in heaven, by making peace through his blood, shed on the cross. Once you were alienated from God and were enemies in your minds because of your evil behavior. But now he has reconciled you by Christ’s physical body through death to present you holy in his sight, without blemish and free from accusation—” Colossians
We dare to try to give a fair picture of Burundi as we humbly attempt to find solutions for its problems.
We should not ignore the contextual realities of Burundi if we are to find a durable remedy for the problems of Burundians. If we want to have good fruits, we should cure the tree from its roots. Treat the disease; not the symptoms.
Burundi has experienced many problems, ranging from horrific killings to poverty due to ignorance based on ethnic ideologies.
It is amazing that Burundi claims to have more than 80℅ of Christians, and yet many of them kill one another because of stupid differences. It is absolutely evil and inconceivable that Christians participate in these heinous crimes. How can we expect positive change when some church or political leaders who call themselves Christians are corrupt and harbor selfish desires?
Let us be clear on this; it is beyond our understanding to hear or see Christians involved in the crimes against humanity that are commonly committed by "pagans". Countless people have been oppressed, marginalized and killed by both "pagans" and so called "Christians".
Though these words may seem harsh we are writing them in LOVE.
Past Burundian colonialists and leaders have been using ethnic divisions for power and not for the well-being of citizens .
There are tragic dates of ethnic massacre that remain and will be forever etched in the minds of Burundians: 1965, 1972, 1988, 1993-2005. Since 2015 until now, the unrest is not apparently based on an ethnic aspect, but ethnic influence is still evident in many Burundians' actions. Hutus are the majority, about 80℅ of the population, Tutsis are about 14℅, and Twas make up the remaining 1℅.
On a historical note, Burundi was led by Tutsi kings and presidents before and after its independence in 1962 until 1993. Hutu presidents were in government from 1993 to 1996, Tutsi presidents resumed the rule (It was one Tutsi president this time) since 1996 to 2003 and finally, Hutu presidents came again to power in 2003 up until now.
During the rule of Tutsis, some Hutus were unhappy, and vice versa. This has resulted in the creation of rebel groups to this very day.
Though children and women are not given a good place in the community, and mentioning the fact that Twas are marginalized by Tutsis and Hutus, the government of today is involving Hutus, Tutsis, Twas and women in its leadership. It is also pleading for children. Private associations should take this good governmental example and include all people in their services. We should not see each other by groups, but as one people, as one Body, as individuals who are members of one another.
In retrospect, Burundi was not even supposed to have an ethnic problem when you consider that all Hutus, Tutsis and Twas live together, use one language (Kirundi), have one culture, etc.
So why are we saying this? It is because when we do something in Burundi, the first thing that pops into the observer’s mind is ethnic concern; who is the leader, a Hutu or a Tutsi? How many Hutus or Tutsis are in the board? Twas are not considered much because they usually don’t get chance to gain an education like Tutsis and Hutus. If we want to do anything for the goodness of Burundi and other neighboring countries, we must level ourselves as equals and be open to lovely work with everyone, with one another, for everyone!
Burundi needs a total healing in “oneness”. If we want our vision of a new Burundi to succeed, we must consider ethnic, gender-based, educational, regional, political, religious, and age group aspects. We may not do it at a hundred per cent, but we can still try our best.
What if all board members of ONE are only Hutus or Tutsis, men or women, adults or youth, people of the same region or religion and exclude Twas and immigrants in the country? We need to go beyond our own “perspective bubbles” and be generous to one another, facilitate our own relationships and make a conscious decision to make all efforts at becoming bridges of reconciliation and peace, to see others as God sees us, one people; an undivided kingdom. We need board members, seen only as people of God, who can work beyond ethnic, political, religious, regional, gender-based and generational boundaries.
True Christians are supposed to be good models in behaving decently. If we are true disciples of Christ, we should be open to work with anyone from inside and outside of churches. Remember, we are kings and priests of the King! This is not about the church. This is about the Kingdom. And for the kingdom, it is required that all citizens maintain a Kingdom-based mindset instead of a church-based mindset. Like Jesus, we are inviting all people to sit at His table!
Our prayer is that God may guide each of us to choose or select people to work with and assign them different roles. Why? Because the only cause we have is to bring success to this vision of a new or transformed Burundi.
This is why ONE must be fully understood; in order to really impact Burundi and all of Africa Great Lake’s countries, nations, tribes and languages.
Many people only want their own dreams be fulfilled, but not us. ONE will only happen when we pursue the Golden Rule and care about others as we care for ourselves and even above ourselves. We will strive to treat others the way each of us wish to be treated.
We perceive that the lack of TRUST among Burundians is disappearing because God is raising forgiving people from all groups who are trustworthy and build relationships with one another.
So, we propose this principle of IMITATION. Paul says to the Corinthians: ''Be imitators of me, as I am of Christ, or Follow my example, as I follow the example of Christ.'' 1 Cor.11:1
We need people whose words and deeds are worthy of being imitated and followed. People who serve others fairly, humbly and in love. We speak of people embodied with Servant Leadership principles. We foresee people whose projects are for the good of all citizens, including foreigners who live within the country. People who make the difference simply by being who they are. People whose words and deeds are uncontradictory.
Burundi needs to be re-evangelized. Actually, Burundi needs to be evangelized with the Gospel of the Kingdom. Fellow citizens will follow the good example of true Christians.
We appeal to all, insiders and outsiders, all friends, to encourage all people who are working for a change or transformation in Burundi for God's glory. While Burundi is being transformed, other African Nations will follow. Why? We know that God is at work with all the nations in Africa.
This should be done in a concert (covenant) team work. One individual can fail to bring this positive change in Burundi, but more than one, AS ONE, may succeed.
We have heard already the sound of a heavenly trumpet and loud voices coming from heaven! Heaven is descending! It is inside of you and me. The King is here! His Kingdom is established!
“The seventh angel sounded his trumpet, and there were loud voices in heaven, which said: “The kingdom of the world has become the kingdom of our Lord and of his Messiah, and we all are reigning with Him.”
Thank you for your daily efforts at bringing us closer to our goal, which is a NEW BURUNDI. A NEW AFRICA. A NEW WORLD. God is on the making of a NEW HEAVEN AND NEW EARTH. God bless you deeply.